Rubem Fernando Popperl
HOJE SOU LÍDER DE EQUIPE NO SETOR DE SOLDA ...
Andre Luis da Silva
MAIOR CONHECIMENTO NO PROCESSO DE SOLDAGEM SIMBOLOGIAS LEITURAS DE PROJETOS ...
Notícias
15/07/2011
Qual a diferença entre Pós-Graduação e MBA?

 

Qual a diferença entre Pós-Graduação e MBA?
 
De forma geral, não há muitas diferenças.
 
Um MBA é um Pós graduação.  A única diferença é que o MBA tem um foco mais voltado ao mundo dos negócios, ao Business, tem uma carga muito maior neste segmento, enquanto a Pós graduação se dedica mais à uma especialização na área, que pode ser Administração, Contábeis, Comércio Exterior e etc
 
Existem 4 tipos de pós graduação: lato sensu, stricto sensu, MBA e Mestrado Profissional:
 
(1) Pós Lato Sensu: É uma especialização, um curso geralmente de 1 ano e meio à 2 anos que confere a você um certificado de especialista. Em geral é pago (tanto nas faculdades privadas como nas públicas).
 
(2) MBA: consiste numa modalidade de curso de pós graduação lato sensu criada nos EUA e depois adaptada aqui no Brasil. Lá o curso exige dedicação integral, aqui foram feitas algumas adaptações que permitem termos cursos MBA noturnos. É voltado para os negócios, como se fosse um Mestrado em Administração de Empresas porém confere apenas certificado de especialista e não o título de mestre. Geralmente é para suprir a necessidade de profissionais de diversas áreas que necessitam lidar com Administração. Em geral, são todos pagos.
 
(3) Stricto Sensu: É o Mestrado Acadêmico, em geral nas faculdades públicas é gratuito e exige dedicação integral. Você deve passar por um processo seletivo para ser aceito num mestrado (análise de currículo, entrevistas etc...) além de ter que comprovar proficiência em inglês. Deve cumprir um número mínimo de disciplinas e fazer uma dissertação acadêmica sob a orientação de um professor orientador. Você deve apresentar o seu trabalho para ser avaliado por uma banca examinadora. Caso seja aprovado, você recebe o título de Mestre e pode lecionar em faculdades ou se tornar pesquisador.
 
(4) Mestrado Profissional: Confere o título acadêmico de mestre, porém, é mais voltado aos negócios do que à pesquisa. O trabalho de conclusão não precisa ser necessariamente uma dissertação escrita (como no Stricto Sensu), mas pode ser um trabalho prático, como um software, uma solução para um determinado problema da empresa etc...
Flávio Janones
InteraSat/BH

 

Link:
Copyrights (c) iedicursos.com.br - 2011. Todos os direitos reservados.