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 Comportamento Humano e Mudanças nas organizações e a Gestão Estratégica de Pessoas

 

Habilita para as funções e cargos: Analista de Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Gestor de Pessoas, Gerente de RH, Consultor Interno de RH, Assessor de RH.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver conhecimentos teóricos e vivenciais em modelo de aprendizagem com visão sistêmica de Gestão de Pessoas, oportunizando a capacitação para atuar estrategicamente.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 80 horas/aula (49 horas/aula presenciais e 31 horas/aperfeiçoamento* a distância)

 

Aula Inaugural – A Gestão de Pessoas e a espiritualidade nas organizações

 

MODULOS:

MODULO I - Gestão Estratégica de Talentos Humanos - Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas;

MODULO II - Recrutamento e Seleção – Banco de Talentos;

MODULO III - Educação e Aprendizagem Corporativa – Treinamento e Desenvolvimento;

MODULO IV - Remuneração Estratégica – Benefícios e Remuneração variável, Participação nos lucros ou resultados;

MODULO V - Avaliação de Desempenho, Gestão por Competências e Plano de Carreira;

MODULO VI - Endomarketing e a Gestão da Cultura e do Clima Organizacional;

MODULO VII – Liderança estratégica;

 

*leituras, exercícios, estudos de caso, troca de e-mails (acompanhamento do professor), pesquisas, elaboração de textos, visitas a empresas.

 

 

MÓDULO I - Gestão Estratégica de Talentos Humanos - Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas - Visão Geral de GP, Conhecimento do Negócio – GP como centro de resultado (motivação e desenvolvimento de habilidades e competências),  Competências Básicas de GP, Modelos de Estruturação de GP – Centralização X descentralização, Desenvolvimento do Modelo de Gestão, Práticas de GP, Consultoria Interna.

 

MÓDULO II - Recrutamento e Seleção – Banco de Talentos - Conceito de Recrutamento e Seleção, Banco de Talentos, Processo seletivo (interno e externo), Entrevistas (tipos de entrevistas – em grupo e individual), Técnicas de entrevistas – observação, Provas situacionais a participação do Profissional Psicólogo na seleção, Parecer Psicológico, Postura ética do selecionador.

 

MÓDULO III - Educação e Aprendizagem Corporativa – Treinamento e Desenvolvimento - Treinamento X Desenvolvimento, Levantamento de Necessidades de T&D – LNTD, Treinamento e desenvolvimento - de despesas a investimentos, Aprendizagem corporativa – do profissional ao resultado que a organização espera. Análise de Treinamento e Desenvolvimento, Resultados e Controle de Treinamento, Avaliação dos resultados de treinamento – Feedback.

 

MÓDULO IV - Remuneração Estratégica – Benefícios e Remuneração variável, Participação em lucros ou resultados - Tendências, Evolução, Tipos de sistemas de remuneração, Remuneração por Competências, Políticas de remuneração, Estruturação do sistema de remuneração por competências, Perfil de competências, Avaliação das competências, Estrutura de cargos – Carreira, Pesquisa Salarial, Construção de tabelas salariais, Simulação de Impactos Financeiros, Fatores críticos de sucesso.

 

MÓDULO V - Avaliação de Desempenho, Gestão por Competências e Plano de Carreira - Conceitos, Dimensões Organizacionais da Competência, Ciclo de Gestão do Desempenho, Objetivos, Gestão por Competências – Pela Teoria de Rogério Leme, Processos de Gestão do Desempenho, análise do desempenho, Matrizes de desenvolvimento, Tipos de Feedback, Plano de Ação, Resultados.

 

MÓDULO VI - Endomarketing e a Gestão da cultura e do clima organizacional Políticas de Comunicação, Cliente Interno, Benefícios da Comunicação Interna, Barreiras x Desafios, Ferramentas de Comunicação, Medição dos Resultados, Melhores Práticas de Comunicação. Clima e cultura organizacional, Gestão do Clima – planejamento, Indicadores de clima, Estratégias de avaliação do clima, Pesquisa de clima, Etapas para Implantação da pesquisa, Variáveis organizacionais, Ferramentas de Gestão do Clima.

 

MODULO VII – Liderança estratégica - A influência nas decisões, Liderança focada na autoridade, Características modernas de um líder, Liderança Autocrática, Liderança Coercitiva, Liderança Servidora, Liderança Eficaz. O líder e os resultados, O líder como pilar no grupo (equipe), Grupos e Equipes, Relacionamento Interpessoal, Comunicação Interna nas Organizações e o papel do líder no Endomarketing.

 

Facilitadora:

Cecília Smaneoto - Mestra em Desenvolvimento (Bolsista da CAPES - 2012), linha de pesquisa Direito, Cidadania e Desenvolvimento pela Unijuí - Ijuí/RS. Possui graduação em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (2000) e Especialização em Recursos Humanos, também pela Sociedade Educacional Três de Maio(2002). É certificada pelo Sistema ISOR, pelo Instituto Holos de São Paulo em Coaching e Mentoring. Fundadora, idealizadora, facilitadora e consultora da Retorno Consultoria e Carreira, professora titular de Associativismo e Cooperativismo, Gestão de pessoas, Clima, Comportamento e Mudança nas Organizações e Liderança no Curso de Administração, Sociologia no Curso de Sistemas de Informaçãa professora das disciplinas das Ciências Humanas e Sociais de pósgraduações (SETREM, FACCENTRO). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança, Motivação, Gestão por Competências, Trabalho em Equipe, Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Plano de Carreira, Desenho e Descrição de Cargos, Avaliação de Desempenho, Benefícios, Cultura e Clima organizacional. Atua também no tema Desenvolvimento, Multiculturalismo, Cooperativismo, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Agenda 21. É consultora de Empresas e atua como Coach.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4564689E4

 

 

Metodologia: Aulas expositivas, discussões em grupo, dinâmicas, troca de experiências, exercícios práticos com abordagem administrativa e estudo de casos.

 

Material apoio para aulas: Computador, Datashow, apostilas, livros, revistas, internet, papel A4.

 

Contatos para Inscrição: Cissa – Cecilia Smaneoto (55-9613-6177), Clarissa Smaneoto Dockhorn (55-9608-3618), ou pelos e-mails: retornoconsultoria@terra.com.br, cecilia@retorno-rs.com.br, clarissasd@yahoo.com.br.

 

LOCAL DO EVENTO:

IEDI CURSOS - HORIZONTINA/RS

55 3537 4980 Élton ou Isabelle

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Bibliografia:

1.     ALMEIDA, W. Captação e seleção de talentos: repensando a teoria e a prática. São Paulo: Atlas, 2004.

2.     ANGELONI, M. T. et al. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

3.     ANDRADE, R. O. B.; AMBONI N. Estratégias de Gestão. Processos e funções do Administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

4.     ASSEN VAN, M.; BERG VAN DEN, G.; PIETERSMA, P. Modelos de Gestão.  Os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. São Paulo, Pearson: 2010

5.     BARBIERI, U. F. Gestão de Pessoas nas Organizações. Práticas atuais sobre o RH Estratégico. São Paulo: Atlas, 2012.

6.     BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1996.

7.     BOOG, G. G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento ABTD. São Paulo: Makron Books, 1999.

8.     CARVALHO, A.V.; NASCIMENTO, L. P. Administração de recursos humanos, v. 1. São Paulo: Pioneira, 1997.

9.     CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

10. ______________ Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

11. DEMO, G. Políticas de gestão de pessoas nas organizações. São Paulo: Atlas, 2005.

12. DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

13. FAISSAL, R. et alii. Atração e seleção de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

14. HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. et al. Gestão do fator humano. São Paulo: Saraiva, 2008.

15. HERMES, G. M. J.; RUPPENTHAL, I. L. Estruturação de manual de avaliação 360 graus para empresa de desenvolvimento de software. Três de Maio: SETREM, 2.006.

16. LEME, R. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

17. LE GALL, J. Gestão de recursos humanos. São Paulo: Ática, 2008.

18. LOVATTO, A.; EVANGELISTA, M. L. S.; GÜLLICH, R. I. C. Metodologia de pesquisa: normas para apresentação de trabalhos. Três de Maio, SETREM, 2003.

19. LUCENA, M. D. de S. Avaliação de desempenho: métodos e acompanhamento. São Paulo: Atlas, 1996.

20. LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

21. MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos. Do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2011.

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25. PEARSON, A.  Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pearson, 2010.

26. REY, F. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

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